quarta-feira, 7 de novembro de 2012

TAEKWONDO

JURAMENTO DO TAEKWONDO
1º Observar as regras do Taekwondo
2º Respeitar os instrutores e meus superiores
3º Nunca fazer mau uso do Taekwondo
4º Construir um mundo mais pacífico
5º Ser campeão da liberdade e da justiça
6º Nunca faltar as aulas de Taekwondo 


ESPÍRITO DO TAE KWON DO

Cortesia
Integridade
Perseverança
Domínio sobre si mesmo
Espírito indomável


Mais importante do que efetuar uma técnica com perfeição, é o praticante saber lutar contra seus vícios, seus males, inquietações e defeitos. O TAE KWON DO tem influência em todos os aspectos da vida do praticante; por esta razão o instrutor é responsável pelo desenvolvimento de seus estudantes como seres humanos, como artistas marciais e como atletas.

Os princípios do TAE KWON DO foram feitos para ajudar o instrutor a desenvolver seus estudantes moral e espiritualmente no “DO” (caminho); são cinco os princípios; embora possam parecer conceitos “simples e básicos”, frequentemente os esquecemos na nossa vida cotidiana.


Cortesia: gentileza, educação, modos, amabilidade e simpatia. Praticar a cortesia é o primeiro passo para conseguir viver em paz e respeitar as diferenças entre as pessoas.

Integridade: caráter, decência, honestidade. Para ter integridade devemos ser capazes de diferenciar o que está bem do que está mal, agir com “retidão” e respeitar as fronteiras entre seu direito e o direito dos outros. A integridade não vive sem a cortesia, mas o contrário existe. É possível ser bem educado e mau caráter ao mesmo tempo, infelizmente.

Perseverança: resistência, persistência, tenacidade. É a habilidade de insistir em um objetivo, é estar pronto para correr riscos, para conhecer o fracasso e o sucesso. A perseverança não é possível sem a integridade, e esta, não é possível sem a cortesia.

Auto Controle: contenção, autodomínio. É o “domínio sobre si mesmo”; controlar a impulsividade; pegar a razão, a racionalidade e transforma-las em algo de ordem prática. A perda do controle pode ter conseqüências irreparáveis.

Espírito Indomável: tenacidade, invulnerabilidade, incansável. É não deixar se influenciar pela “multidão”, é ter seus princípios e valores baseados na ética, ser reto, constante e racional. É bom deixar claro que racionalidade nada tem a ver com insensibilidade, com o ser rude ou estúpido. É preciso entender que os valores sociais são mutáveis, porém devemos caminhar sempre na ética e na justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário